segunda-feira, 2 de abril de 2012

III Festival Mundial da Paz - 6 a 9 de setembro de 2012


III Festival Mundial da Paz - 6 a 9 de setembro de 2012
O QUE É ?
O III Festival Mundial da Paz é um evento global, sistêmico, multicultural, descentralizado e integrador.
É realizado por voluntários que compartilham gratuitamente suas experiências e saberes em prol da causa da paz.
Ocorre a cada 3 anos visando a promoção, a partilha e a vivência de valores e experiência de cultura de paz entre diversos agentes, instituições e indivíduos dedicados ao desenvolvimento  e difusão desta causa.
É promovido pela Rede UNIPAZ e mais de duas centenas de entidades parceiras, tais como, organizações governamentais e não governamentais,  entidades de classe,  grupos e congregações religiosas, segmento acadêmico, clubes e redes de serviços, entidades promotoras de cultura de paz, defesa de direitos humanos, ecologia e educação, entre outras.
Em sua terceira edição pretende reunir cerca de 200.000 participantes e contar com manifestações de paz em todas as nações do planeta.
É gratuito e sem fins lucrativos.
POR QUÊ?
Vivemos tempos de grandes contradições. De um lado temos a rede mundial de computadores que proporciona acesso a qualquer ponto do planeta, permitindo conexões e interações instantâneas. De outro lado a discriminação, o preconceito, a intolerância geram o caldo da violência que afasta, divide, atemoriza e conflita a humanidade.
Essa contradição precisa transformar-se em coerência.  O III Festival Mundial da Paz se propõe a agregar contribuições de redes e indivíduos interessados e disponíveis para a construção de um novo modelo de mundo . O chamado que inspira e transpira a nova realidade é “Manifeste sua Paz”.
PARA QUÊ?
Mudar o mundo é, verdadeiramente, mudar o olhar!
 O desafio humano, neste momento, é um convite à reflexão e escolha: em que mundo se deseja viver? Com que olhar?
É preciso compreender que a mudança do mundo começa com a transformação da visão sobre o que é prioritário e relevante.
Para isso, é preciso vencer os desafios e obstáculos que a cultura do conflito tem imposto e cultivar ações com o exercício da cultura de paz que prevê a inclusão, a cooperação, a solidariedade, a partilha, a tolerância, o fomento à diversidade e a aceitação plena de toda experiência como uma só e mesma jornada para todos os seres.
A UNIPAZ, como entidade de educação para a paz, tem como dever e responsabilidade o cuidado integral do planeta e da manutenção das condições de vida para as gerações futuras.
Por isso convida a população a participar do III Festival Mundial da Paz, dividindo a honra e privilégio de contribuir para transformar os modelos mentais e construir novas possibilidades pessoais, de convívio social e preservação e sustentabilidade planetária.
OBJETIVO GERAL
Cultivar a Cultura de Paz
                Objetivos Específicos:
ü      Integrar as redes de Cultura de Paz para fortalecimento do movimento.
ü      Promover um evento multicultural e descentralizado, construído coletivamente que possibilite ao público alvo uma experiência concreta.
ü      Proporcionar atividades que inspirem um despertar coletivo de consciência de paz no âmbito individual, social e ambiental.
ü      Estimular manifestações de paz simultâneas em outras cidades do país e do mundo, visando a construção de um teia global de consciência de paz.
PARA QUEM?
Voluntários  de qualquer parte do planeta, que de maneira voluntária, desejem compartilhar gratuitamente suas experiências e saberes através de atividades lúdicas, científicas, filosóficas, práticas, curativas e artísticas.
Adultos, jovens e  crianças de todas as comunidades onde os eventos do Festival acontecem.
PROGRAMAÇÃO
A programação das atividades contempla as Artes, a Ciência, a Filosofia e as Tradições com:
ü      Caminhada da Chama da Paz;
ü      Momentos de conexão com danças circulares, jogos cooperativos, meditação, etc;
ü      Palestras com Jean Yves Leloup, Roberto Crema, Sri Sri Sri Ravi Shankar, Prem Rawat (a confirmar), etc;
ü      World cafés com temas de desenvolvimento sustentável, biodiversidade, comunicação não violenta, justiça restaurativa, cooperação, empresas sustentáveis,lideranças baseadas em valores humanos, saúde, etc;
ü      Fóruns com os povos originários, encontros interreligiosos, entidades de valores humanos, educação para a paz, etc.
ü      Oficinas e vivências integrativas com foco em saúde, alimentação, educação, meio ambiente, valores humanos, bandeiras da paz, contação de histórias, etc;
ü      Terapias integrativas tais como: naturologia, reflexologia, massagens corporais, energéticas, arterapia, etc;
ü      Feira de quem faz a paz com projetos sociais transformadores de realiades;
ü      Apresentações e shows de artes criativas, musicas, etc.
QUEM FAZ?
A Rede Unipaz em parceria com entidades co-realizadoras. Tem como anfitriã a Unipaz de São Paulo, sob coordenação geral da presidente da UNIPAZ e também Coordenadora Geral do Festival Nelma da Silva Sá.



Contatos:

Coordenação Geral
Nelma da Silva Sá
Cel: (11) 9812-4740

Logística
Angel Pereira
Cel.: (11) 9549-5789

Temática
Dulce Magalhães
Cel.: (48) 9983-3264


COMUNICAÇÃO
Lucila Camargo
Cel.: (11) 9103-1929

ADMINISTRAÇÃO
Hélyda de Oliveira
Cel.: (62) 7813-2463

UNIPAZ SP
Uilson Silva
Tel.: (11) 5083-4378

 WWW.festivalmundialdapaz.org.br (site em construção)
* Anexos: 1. A Música “A PAZ
EM VOCÊ”; 2. Especificações Técnicas Necessárias para a gravação; 3. Instrumento particular de cessão de direitos de autor (autorais e conexos) e de autorização de uso de imagem e voz.

 



Um comentário:

Glorinha_b disse...

tenho acessado o blog sempre que recebo a sua mensagem
é uma bela iniciativa de manter-nos conectados também por esse veículo de comunicação
bjs grande e parabéns por sua iniciativa e propósito!